Federação Gaúcha abre diálogo para possível retorno gradual de torcedores nos estádios

A vacinação contra a covid-19 começou no mês de janeiro no Rio Grande do Sul. A imunização já atingiu cerca de 231 mil pessoas no estado. O ritmo ainda é lento, pois os laboratórios não conseguem suprir a demanda mundial. Contudo, a perspectiva é de uma vacinação em massa nos próximos meses.


Com a vacina é possível se pensar no retorno do público aos estádios de futebol. O primeiro campeonato oficial no Rio Grande do Sul em 2021 será o Gauchão, previsto para começar em 28 de fevereiro. Inicialmente, o regional começa com portões fechados devido à pandemia.


Entretanto, nos bastidores, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, salienta que a entidade se prepara para o momento em que seja possível a volta dos torcedores e quer estar preparada com "protocolos efetivos". Em recente entrevista ao jornal Correio do Povo, o dirigente gaúcho afirmou que a ideia não partiu da FGF.


"A ideia não partiu da FGF. Evidente que temos interesse e não vejo problemas em pensarmos num retorno gradual da torcida no estádio. Entendo que no médio prazo, com diálogo, conversa e buscando a segurança da população em geral, sem colocar em risco tudo o que os governos municipais e estaduais fizeram em termos de combate a pandemia", afirmou Hocsman.


Conforme Hocsman esse é um tema que já vinha sendo tratado. São vários pontos que precisam ser analisados para o retorno seguro e tudo passa pela permissão dos governos estaduais e municipais.


"Vinhamos tratando com os clubes pois não adianta propormos um protocolo que só ficará no papel. É necessário estudo, inclusive da capacidade de cada estádio e qual porcentagem é segura. Temos de pensar distanciamento, no uso de máscara, se abre todo o estádio ou não", enumerou ao jornal.

A ideia seria fazer um projeto e apresentar ao governador do Rio Grande do Sul. O objetivo é que quando o estado liberar os torcedores, os clubes já tenham um plano pronto para ser colocado em prática.


Foto de capa: Arquivo/Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Categoria:LIBERDADE NOTICIAS